No início do ano letivo, a
equipa da cidadania teve como tarefa definir a estratégia para o agrupamento no
âmbito da cidadania, seguindo as orientações da legislação: Decreto-lei 55, 6
de julho e a Estratégia da Educação para a Cidadania.
Criaram-se, por isso, condições pedagógico-didáticas
ajustadas de modo a apoiar as aprendizagens nos domínios definidos na Estratégia da Educação para a Cidadania, incutindo valores essenciais, no sentido de garantir
a igualdade de oportunidades, a inclusão e o sucesso escolar.
A Educação de qualidade é um direito humano
fundamental e um investimento para o futuro. Aprender a tomar decisões
informadas é aprender a exercer uma cidadania democrática.
A educação para a cidadania visa contribuir para a
formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem
os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito
democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores
dos direitos humanos. Cidadania e Desenvolvimento assume-se como um
espaço curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com
impacto tridimensional: atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia
individual, direitos humanos); relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo);
relacionamento social e intercultural (democracia,desenvolvimento humano
sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
A escola no seu todo deve assentar as suas práticas
quotidianas em valores e princípios de cidadania, de forma a criar um clima
aberto e livre para a discussão ativa das decisões que afetam a vida de todos
os membros da comunidade escolar.
A diversidade de metodologias e de práticas
pedagógicas adotadas na escola deve ser indutora à aplicação em experiências
reais de participação e de vivência da cidadania, de forma adequada a cada
nível de educação e ensino.
Solidários D. Manuel de Faria e Sousa -
solidariosdmfs, vai de encontro aos fins da escola, domínios/temas
desenvolvidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nomeadamente,
Cultura Democrática, Interculturalidade.
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