Início

No início do ano letivo, a equipa da cidadania teve como tarefa definir a estratégia para o agrupamento no âmbito da cidadania, seguindo as orientações da legislação: Decreto-lei 55, 6 de julho e a Estratégia da Educação para a Cidadania.
Criaram-se, por isso, condições pedagógico-didáticas ajustadas de modo a apoiar as aprendizagens nos domínios definidos na Estratégia da Educação para a Cidadania, incutindo valores essenciais, no sentido de garantir a igualdade de oportunidades, a inclusão e o sucesso escolar.
A Educação de qualidade é um direito humano fundamental e um investimento para o futuro. Aprender a tomar decisões informadas é aprender a exercer uma cidadania democrática.
A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. Cidadania e Desenvolvimento assume-se como um espaço curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional: atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos); relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo); relacionamento social e intercultural (democracia,desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
A escola no seu todo deve assentar as suas práticas quotidianas em valores e princípios de cidadania, de forma a criar um clima aberto e livre para a discussão ativa das decisões que afetam a vida de todos os membros da comunidade escolar.
A diversidade de metodologias e de práticas pedagógicas adotadas na escola deve ser indutora à aplicação em experiências reais de participação e de vivência da cidadania, de forma adequada a cada nível de educação e ensino.
Solidários D. Manuel de Faria e Sousa - solidariosdmfs, vai de encontro aos fins da escola, domínios/temas desenvolvidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nomeadamente, Cultura Democrática, Interculturalidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

2º Momento Solidário DMFS - 24 de fevereiro de 2020

De volta ao terreno e à ação solidária com bens para serem distribuídos aos sem-abrigo da cidade do Porto. O dia 24 de fevereiro vai ficar...